Fomação Continuada / Estudos

A FORMAÇÃO CONTINUADA É NECESSÁRIA
“A educação continuada se faz necessária pela própria natureza do saber e do fazer humano, como práticas que se transformam constantemente. A realidade muda, e o saber que construímos sobre ela precisa ser revisto e ampliado sempre. Dessa forma, um programa de educação continuada se faz necessário para atualizarmos nossos conhecimentos, principalmente para analisarmos as mudanças que ocorrem em nossa prática, bem como para atribuirmos direções esperadas a essas mudanças (CRISTOV, 2001, p. 9).”
As ações de formação continuada têm enfoque em um nível individual e em um nível coletivo. No primeiro, o professor é responsável pelo seu processo de formação por meio de leituras, participação em congressos, seminários e cursos de pós-graduação. É importante que a formação se dê nesse nível, no entanto, não pode ser reduzida a ele. Quanto ao nível coletivo, dá-se prioritariamente na escola. Uma vez que, por mais que o professor faça cursos e fundamente a sua prática pedagógica, geralmente, ele fica dominado pelos problemas burocráticos, administrativos e práticos, ou seja, pelas dificuldades do dia-a-dia da escola. Compreendemos que, para a superação disso, é necessário que os professores tenham, regularmente, um tempo fora da sala de aula em contextos nos quais se sintam bem para falar sobre o seu trabalho, refletir a respeito de sua prática pedagógica, sistematizar as metodologias usadas, compartilhar com os colegas os problemas enfrentados, discutir temas decorrentes do processo de ensino e de aprendizagem e fazer planejamentos coletivos.
Aqui, na Escola Classe Reino das Flores, aproveitamos todo o tempo disponível e as coordenções para constantemente buscarmos uma formação, seja através de estudos ou de debates. Nosso intuito, é seguirmos o difícil caminho da ofertar uma educação que cada vez mais preza pela qualidade.